GDE
EGeS
GPP-GeR
GSD
     
 
 

 
 
PUBLICAÇÕES
história
 

O projeto Formação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos tem como objetivo desenvolver no Brasil e na América Latina uma proposta de formação on-line nas áreas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Neste sentido, o curso Gênero e Diversidade na Escola - GDE (Brasil, 2006) realizado em parceria com o Governo Federal e o British Council, foi o passo inicial para a aplicação de cursos em outros países da Região.

O curso GDE é uma experiência de formação a distância para profissionais de educação nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. É resultado de uma articulação entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), o Ministério da Educação (SECAD/MEC), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), o British Council (órgão do Reino Unido atuante na área de Direitos Humanos, Educação e Cultura) e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ). O curso visa sensibilizar profissionais da educação que atuam no ensino público, no que concerne às desigualdades baseadas em gênero, orientação sexual e raça/etnia no Brasil, capacitando-os para trabalhar transversalmente sobre estas questões no cotidiano escolar.

Como um desdobramento do curso GDE, surgiu o Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS). Este curso de pós-graduação Lato Sensu visa capacitar profissionais universitários de diversas áreas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa ou de intervenção, tendo como foco as discussões em torno das desigualdades baseadas em gênero e sexualidade. Dirigido aos profissionais das áreas da saúde, educação e ciências humanas e sociais, o curso também é fruto de uma parceria com o Governo Brasileiro.

O CLAM também é responsável pelo desenvolvimento do Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR). Dirigido a gestores governamentais e não-governamentais envolvidos na formulação e execução de políticas públicas, visando capacitá-los a executar políticas de promoção da igualdade de gênero e raça, o curso GPP-GeR é resultado de uma articulação com diversos ministérios do Governo Federal e com a ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres).

Os cursos Gênero e Diversidade na Escola e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça também são oferecidos por meio de edital do Ministério da Educação para todas as Instituições Públicas de Ensino Superior do país que queiram ofertar pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

 

 

CLAM/IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599